A estreia da 14ª Semana do Peixe no estado de Tocantins contou com a visita de empresários do ramo de alimentos e bebidas de Palmas ao frigorífico Piracema, em Almas. O evento aconteceu dia 09 de setembro e teve como objetivo compartilhar alternativas e produtos que possam ser incluídos nos menus dos estabelecimentos dos convidados.

A ação foi organizada pelo SEBRAE, pela equipe técnica de José Carlos Bessa e Lívia Pedreira, em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura, Abrasel Tocantins e Frigorífico Piracema.

Na oportunidade, os empresários puderam conhecer todas as etapas da produção do frigorífico e visitar as estruturas de produção e processamento. Os convidados foram guiados pelo proprietário Tarik Azevedo.

Empresários de Palmas, no Tocantins, visitam frigorífico Piracema, de Almas, durante a 14ª Semana do Peixe (Crédito imagem: Divulgação)

A visita incluiu ainda um almoço com peixes nativos preparado por chefs de Palmas (TO) e Goiânia (GO), marcando a inauguração do refeitório do frigorífico.

Com essa ação, busca-se a organização da cadeia, já que os restaurantes apontam dificuldades relativas ao abastecimento de peixes nativos nos restaurantes e bares da capital tocantinense.

Estiveram presentes, além dos empresários, representantes do Ruraltins (João Filho), do Banco do Brasil (Geison Prudente), da Secretaria de Agricultura (Neiçon Gomes) e do Meio Ambiente (Raquel Macedo) do município de Almas, onde o frigorífico Piracema está sediado.

14ª Semana do Peixe

A 14ª Semana do Peixe segue até dia 15 de setembro com ações em todo o país para incentivar o consumo pescado. Em Palmas, além da campanha de desconto promovida pelas redes varejistas – confira aqui no mapa as empresas participantes, a capital será sede também do Festival Gastronômico da Semana do Peixe, nos dias 26 a 30 de setembro. Em sua 4ª edição, o evento contará com a participação de bares e restaurantes que disponibilizarão receitas com pescado, a preços especiais.

Tendo como parceiros a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Serviço de Apoio Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o festival busca promover o aumento do consumo de pescados nativos nas mais diversas preparações da culinária tocantinense.

E mais:

Campanha “Consuma o que o Tocantins produz, consuma peixe” incentiva população local

A Semana do Peixe tem patrocínio e apoio das seguintes empresas e instituições:

Patrocinadoras – Abipesca; Alaska Seafood; CNA; CONEPE; Dempi; Geneseas/Dell Mare; ABRAPES; Conselho Norueguês da Pesca; Opergel; PeixeBR, Nordsee, Frescatto, São Rafael Câmaras Frigoríficas, Copacol, Kanemar, Gomes da Costa, Coqueiro/Pescador e Sipesp. Apoio Institucional – Abrasel; Abras; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Federação de Pesca Esportiva de SP; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SP; Ceagesp; Fiesp; Sebrae; Embrapa; Instituto da Pesca e Secretaria de Aquicultura e Pesca/MDIC.