Nos últimos dias, jornais de diversas cidades do país destacaram as campanhas da 14ª Semana do Peixe (de 1 a 15 de setembro), que visa incentivar o consumo de pescado e trazê-lo para o dia a dia da população. Durante o período, também são organizadas diversas ações para debater a cadeia produtiva de pescado.

Abaixo, confira uma seleção das reportagens publicadas ao longo da semana.

Jornal do Commercio

O diário pernambucano destacou os descontos oferecidos por redes de supermercado em ocasião da 14ª Semana do Peixe. Na matéria intitulada Semana Nacional do Peixe vai oferecer o produto com desconto, destaca-se a venda de uma linha de peixes sustentáveis e selvagens do Alaska, no Pão de Açúcar, e as ofertas da rede Extra, que incluem mais de 20 tipos de peixes frescos e congelados.

SP no ar

O programa da Record enfatizou a participação da Ceagesp na campanha paulistana da 14ª Semana do Peixe. Na reportagem disponível neste link, o chef Juliano Braz apresenta as duas operações feitas pela Ceagesp durante o período: no pavilhão de quinta a domingo, trazendo descontos no pescado, e no Espaço Gastronômico da Ceagesp, com pratos especiais com pescado, de quarta a domingo.

Balanço Geral Itajaí

Do Mercado Municipal de Itajaí, o secretário de Pesca Valmir Vitorino Júnior explicou à reportagem do Balanço Geral Itajaí, da Record, que a intenção da 14ª Semana do Peixe é incentivar o consumo do pescado. “O peixe marítimo é a proteína mais consumida no mundo e é considerada a mais saudável”, afirmou. Itajaí, em Santa Catarina, foi uma das muitas cidades brasileiras que participam desse período de estímulo ao consumo de pescado. Veja a reportagem completa no vídeo abaixo.

Folha de Pernambuco

O jornal pernambucano destaca as redes de supermercado que participam do evento na Região Metropolitana do Recife (RMR), como Extra, Pão de Açúcar, Walmart e Atacadão. Segundo a reportagem Semana Nacional do Peixe derruba preços e aquece o mercado, além do varejo, estão envolvidos onze produtores e distribuidores de pescado em atuação no mercado brasileiro.

Extra

Do Rio de Janeiro, a edição online do jornal Extra publicou a matéria Semana do Peixe garante descontos em supermercados, destacando os preços especiais que as varejistas adotam durante a 14ª Semana do Peixe. A reportagem traz ainda depoimento da coordenadora da Semana do Peixe, Meg Felippe, sobre o consumo de pescado no estado. “O Rio tem muita familiaridade com peixes de mar, mas passou a comer também o salmão por causa dos restaurantes japoneses. As espécies bem ofertadas são as pescadas, as sardinhas, as anchovas e as tainhas. Hoje já podemos falar também dos peixes nativos de cativeiro, como salmão, tilápia, camarão cinza e pescada”, disse ela ao Extra.

Bem Paraná

Na matéria Paraná é destaque na Semana do Peixe sobre a 14ª Semana do Peixe, o diário online destacou que piscicultura cresceu 10% no estado em 2016. Além disso, a matéria comenta que o Paraná só não aumentou mais essa porcentagem por causa das baixas temperaturas registradas no inverno do ano passado. Ainda de acordo com a reportagem, o bom desempenho resulta do trabalho dos produtores independentes, que investem na produção intensiva de tilápias em viveiros escavados.

Diário do Nordeste

A matéria Baixa no preço do peixe pode chegar a 20% em média do Diário do Nordeste reforça os descontos em pescado da 14ª Semana do Peixe. Segundo Gerardo Vieira Albuquerque, presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu) e proprietário do Superbox, as promoções costumam ser feitas em pescado de maior quantidade na região, como pargo, cavala e peixe-serra, além da lagosta.

MG Inter TV 1ª Edição

A Inter TV, afiliada da Rede Globo, destacou a promoções de pescado em várias cidades mineiras – por exemplo, em uma peixaria, o surubim pintado baixou de 26,90 foi 24,90-, durante a 14ª Semana do Peixe. Além disso, na reportagem Semana do Peixe incentiva consumo de pescados, a diretora de pesca Izabela Rezende enfatizou que o período é uma oportunidade ótima para dar visibilidade ao consumo do peixe e para a importância do peixe aliada à agricultura familiar.

E mais:

Minas Gerais agita Semana do Peixe com palestras, oficinas e descontos

Peixaria reforça vantagens em participar da Semana do Peixe

Semana do Peixe é destaque no Estadão

A Semana do Peixe tem patrocínio e apoio das seguintes empresas e instituições:
Patrocinadoras – Abipesca; Alaska Seafood; CNA; CONEPE; Dempi; Geneseas/Dell Mare; ABRAPES; Conselho Norueguês da Pesca; Opergel; PeixeBR, Nordsee, Frescatto; São Rafael Câmaras Frigoríficas; Copacol, Kanemar; Gomes da Costa; Coqueiro/Pescador; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SP; SENAR e Sipesp. Apoio Institucional – Abrasel; Abras; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Federação de Pesca Esportiva de SP; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Ceagesp; Fiesp; Sebrae; Embrapa; Instituto da Pesca e Secretaria de Aquicultura e Pesca/MDIC.

[Crédito imagem: Ijeab – Freepik.com]