Hoje (15) é o último da 14ª Semana do Peixe, que, desde o dia 1º de setembro, vem promovendo o aumento do consumo de pescado entre os brasileiros. A boa notícia é que ainda dá tempo de participar da iniciativa, comprando sardinhas para fazer uma receita simples e deliciosa com azeite e tomates.

Rica em ômega 3 e fonte de vitamina D, além de ser encontrada com facilidade em supermercados e peixarias, as sardinhas também têm a vantagem da facilidade na preparação. Nossa sugestão de receita é da Buona Pesca, que traz ainda outras opções de pratos em seu portal.

Acompanhe o passo a passo a seguir e esbalde-se nessa maravilha!

Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

800g de sardinhas inteiras Buona Pesca

1 vidro de azeite extra virgem

3 dentes de alho

150g de tomate-cereja

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de Preparo

Lave bem e tempere as sardinhas com sal e pimenta-do-reino moída. Em um refratário, acomode as sardinhas lado a lado e depois por cima. Despeje o azeite até que cubra totalmente as sardinhas (elas devem ficar submersas no azeite). Acrescente os 3 dentes de alho picados em 4 pedaços cada um, junte os tomatinhos e leve para assar por 30 minutos em forno médio, cerca de 180°C.

E mais:

Receita: conheça o poke, prato havaiano com atum que conquistou o Brasil

Como escolher o pescado perfeito?

Saiba onde encontrar pescado com preços especiais

 

A Semana do Peixe tem patrocínio e apoio das seguintes empresas e instituições:
Patrocinadoras – Abipesca; Alaska Seafood; CNA; CONEPE; Dempi; Geneseas/Dell Mare; ABRAPES; Conselho Norueguês da Pesca; Opergel; PeixeBR, Nordsee, Frescatto; São Rafael Câmaras Frigoríficas; Copacol, Kanemar; Gomes da Costa; Coqueiro/Pescador; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SP; SENAR e Sipesp. Apoio Institucional – Abrasel; Abras; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Federação de Pesca Esportiva de SP; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Ceagesp; Fiesp; Sebrae; Embrapa; Instituto da Pesca e Secretaria de Aquicultura e Pesca/MDIC.