Programação de encerramento da Semana do Peixe, em Santos, está repleta de palestras e atividades abertas ao público

A pesca esportiva é tema do 1º Encontro de Pesca Esportiva do Litoral Paulista, no dia 16 de setembro, no Museu de Pesca de Santos, que fica na avenida Bartolomeu de Gusmão, 192, na Ponta da Praia. Com início às 13h30 e atividades até as 18h, o evento faz parte da programação de encerramento da 14ª Semana do Peixe.

De acordo com a organização, nas palestras a intenção é promover um bate-papo informal com o público amante da pesca esportiva, focando na pescaria costeira e estuarina do litoral paulista. O encontro debaterá ainda questões sobre conscientização, como pesque e solte, respeito pelas medidas mínimas, limites de captura, preservação das espécies e poluição ambiental.

Também será compartilhado conteúdo sobre as principais técnicas esportivas das espécies do litoral paulista. Quem estiver presente, poderá assistir à demonstração prática de técnicas de arremesso básico de baitcasting e flyfishing, além de conferir uma exposição de equipamentos e materiais de pesca.

O 1º Encontro de Pesca Esportiva do Litoral Paulista tem visitação livre, mas, para assistir às palestras, é obrigatório inscrever-se por meio deste link: bit.ly/pescaesportivaSantos. As palestras estão sujeitas a lotação máxima de 70 pessoas, por isso programe-se para não ficar de fora!

Caso não compareça no dia do evento até as 14h para a abertura das palestras, sua vaga será cedida aos interessados da lista de espera.

Pesca esportiva

Modalidade de esporte em que o pescador prioriza o retorno do animal ao seu habitat, com o pesque e solte, reza a lenda que a freira Juliana Berners, no século XVII, foi quem definiu os princípios da pesca esportiva, publicados em seu livro The Book of Saint Albans – mas claro que tudo isso pode ser apenas mais uma história de pescador!

A pesca esportiva pode ser feita em águas doces ou salgadas, com equipamentos básicos, como varas, anzóis e carretilhas, mas também é importante utilizar materiais de segurança, como botas, para evitar animais peçonhentos, além de bússolas e apito náutico, de forma a facilitar a localização.

14ª Semana do Peixe

A Semana do Peixe foi criada há 14 anos para incentivar o consumo de pescado e trazê-lo para a rotina das pessoas. Para isso, são organizadas diversas atividades, distribuídas pelo território nacional, focando na praticidade no preparo do pescado, no destaque às qualidades nutricionais e no incentivo à comercialização de peixes e frutos do mar no varejo e food service. Acompanhe as ações da 14ª Semana do Peixe neste mapa.

 

Programação 1º Encontro de Pesca Esportiva do Litoral Paulista (sujeita a alteração)

– 13h30 Recepção/Credenciamento

 

– 14h00 Abertura

Sr. Luiz Marques da Silva Ayroza/ /Sr. Roberto Imai
Assunto: Boas-vindas/ abertura do evento oficial de encerramento da Semana do Peixe/Desafios e metas para 2018

 

– 14h15 – Mercado de pesca esportiva e aquicultura: alternativas econômicas e sociais ambientalmente sustentáveis

Palestrante:
Dr. Antonio Carlos Ferreira de Araujo – Presidente da Anepe – Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva

14h35 – Perguntas e respostas – aberto para todos

 

– 14h40 – O hábito alimentar e reprodutivo do robalo em estuários: a biologia, as fases de crescimento, a influência do clima e das correntes e outros fatores que determinam as técnicas mais produtivas de captura e conservação da espécie

Palestrantes:
Dr. Sergio Tutui– Biologo, Pesquisador Científico do Instituto de Pesca – IP, Diretor Executivo da FUNDEPAG
Victor Hugo Braga – Biólogo da UNESP
Lygia Cardoso Silva e Thiago Dal Negro – Biólogos do Instituto de Pesca e Membros do Projeto Robalo Vivo

15h20 – Perguntas e respostas – aberto para todos

 

15h30 – A pesca do robalo no mangue com equipamento de flyfishing – técnicas, iscas, equipamentos mais indicados

Palestrante:
Sr. Adalberto Oliveira (Betinho) – empresário do turismo e pesca esportiva, apresentador do programa A Arte do Atado – FishTV

16h00 – Perguntas e respostas – aberto para todos

 

16h10 – Pesca esportiva no litoral paulista: principais especies esportivas, melhores técnicas, dicas de locais mais propícios, pesque solte e preservação.

Palestrantes:
Márcio Tutuhi, Willian Miyata e Rodrigo Morelli – Saltwater Team – apresentadores do programa Saltwater na emissora FishTV

17h10 – Perguntas e respostas – aberto para todos

 

17h20- Demonstração básica de arremesso com fly e baitcasting –  aberto a todos

Master guides:
Flyfishing – Betinho
Baitcasting –  a definir

 

18h00 – Encerramento

 

Eventos adicionais à programação de palestras

Mini-Exposição de equipamentos voltados à pesca esportiva, estuarina e marítima da costa brasileira
Local: a ser definido

Sala de atado (demonstração de técnicas, divulgação de materiais, confecção de iscas, equipamentos, etc.)
Local: a ser definido

A Semana do Peixe tem patrocínio e apoio das seguintes empresas e instituições:
Patrocinadoras – Abipesca; Alaska Seafood; CNA; CONEPE; Dempi; Geneseas/Dell Mare; ABRAPES; Conselho Norueguês da Pesca; Opergel; PeixeBR, Nordsee, Frescatto; São Rafael Câmaras Frigoríficas; Copacol, Kanemar; Gomes da Costa; Coqueiro/Pescador; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SP; SENAR e Sipesp. Apoio Institucional – Abrasel; Abras; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Federação de Pesca Esportiva de SP; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Ceagesp; Fiesp; Sebrae; Embrapa; Instituto da Pesca e Secretaria de Aquicultura e Pesca/MDIC.