A pesca esportiva foi o mote do encerramento da 14ª Semana do Peixe, em Santos, durante o 1º Encontro de Pesca Esportiva do Litoral Paulista, que aconteceu dia 16 no Museu de Pesca de Santos, com palestras e atividades recreativas.

Os principais pontos de debate foram os desafios e a conscientização da pesca esportiva no Brasil, a importância da modalidade para o turismo brasileiro e as formas sustentáveis de praticar a modalidade do “pesque e solte”.

“Temos uma das maiores biodiversidades do mundo e espécies que não existem em nenhum lugar. Podemos nos tornar a maior vitrine de pesca esportiva como modalidade e turismo nas regiões onde se permite sua prática”, afirmou Antonio Carlos Ferreira de Araújo, presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE) na ocasião.

Segundo o presidente da ANEPE, a pesca esportiva gera receita de R$ 3 bilhões no Brasil. Porém, em outros países onde é reconhecida, como nos Estados Unidos, o montante chega a R$ 115 bilhões.

O país conta atualmente com cerca de 8 milhões de pescadores esportivos. Porém, a falta de incentivo e investimento tornam a atividade pouco rentável e carente de desenvolvimento econômico-ambiental.

Ciclo de palestras e atividades em Santos abordou a importância econômica da pesca esportiva
Pesca consciente

Rodrigo Morelli e Willian Miyata, apresentadores do programa Saltwater na emissora FishTV, tocaram em outro ponto importante: a falta de conscientização da importância da pesca esportiva não apenas para economia, mas também para preservação ambiental.

“A legislação atual dá o direito da pesca para matar. Entretanto, essa prática degrada a natureza e causa forte impacto ambiental. Com a FishTV, passamos a conscientizar a modalidade de ‘pesque e solte’ e o quanto ela beneficia o ecossistema. Mas isso precisa alcançar mais pessoas”, afirmou Miyata.

Encontro no Museu de Pesca de Santos teve atividades recreativas com demonstração prática
Integração

Além das questões econômicas e ambientais, Luiz Marques da Silva Ayroza, Diretor Técnico de Departamento do Instituto de Pesca de São Paulo, falou da necessidade de integrar cada vez mais a pesca esportiva e a pesquisa.

“Nossos pesquisadores monitoram e realizam pesquisas de espécies e condições ambientais em todo litoral paulista, com intuito de oferecer informações mais precisas para contribuir com o desenvolvimento da cadeira e também com essa modalidade de pesca. Estamos fechando a Semana do Peixe com chave de ouro”, disse Ayroza.

A integração entre segmentos da cadeia produtiva, seja da pesca ou do consumo, é um dos pontos-chave apresentados para o desenvolvimento da atividade durante a Semana do Peixe como um todo.

“Nossa proposta é quebrar paradigmas. Na 14ª edição dessa campanha, buscamos levar isso às pessoas de diferentes formas”, afirmou Roberto Imai, Diretor Titular do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura da Fiesp – Compesca, que destacou também a importância da sustentabilidade para o crescimento da atividade como um todo.

Pedro Pereira, membro da Compesca, afirmou que é preciso cada vez mais unir a pesca esportiva, a indústria e o produtor. “Se conseguirmos obter e seguir os mesmos valores todos serão beneficiados”, completou.

Também participaram do ciclo de palestras: Adalberto Oliveira (Betinho), empresário do turismo e da pesca esportiva e apresentador da FishTV; Renato de Paiva, superintendente do Ibama em Goiás, além dos pesquisadores do Instituto da Pesca, Victor Hugo Braga e Thiago Dal Negro.

E mais:

Confira as ações promovidas pela Fiesp na Semana do Peixe

A Semana do Peixe tem patrocínio e apoio das seguintes empresas e instituições:
Patrocinadoras – Abipesca; Alaska Seafood; CNA; CONEPE; Dempi; Geneseas/Dell Mare; ABRAPES; Conselho Norueguês da Pesca; Opergel; PeixeBR, Nordsee, Frescatto; São Rafael Câmaras Frigoríficas; Copacol, Kanemar; Gomes da Costa; Coqueiro/Pescador; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SP; SENAR e Sipesp. Apoio Institucional – Abrasel; Abras; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Federação de Pesca Esportiva de SP; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Ceagesp; Fiesp; Sebrae; Embrapa; Instituto da Pesca e Secretaria de Aquicultura e Pesca/MDIC.

[Crédito imagem: Alexandre E Silva via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND]