Em Palmas, no Tocantins, a saideira da 14ª edição da Semana do Peixe tem início nesta terça-feira, quando começa o 4º Festival Semana do Peixe na capital, que acontece de 26 a 30 de setembro.

Organizado pela Embrapa Pesca e Aquicultura, Sebrae e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o evento gastronômico reúne dez restaurantes da região, que vão apresentar pratos especial com peixes nativos obtidos na aquicultura, como pirarucu, surubim e tambaqui.

Segundo a organização, o festival terá pirarucu ao molho de cajuí; pirarucu na tapioca com molho cítrico; ceviche Piracema; calderada Graciosa; pirorticaba; moqueca de pintado; tortelli di pirarucu e zucca gialla; pirarucu da terra; e palito de peixe.

Após saborear o pescado, os visitantes poderão avaliar a comida e o atendimento prestado pelo estabelecimento.

O prato pode ser avaliado, numa escala de 1 a 5, em três critérios: sabor, apresentação e criatividade. No quesito atendimento, leva-se em conta duas categorias: gentileza e eficiência.

O resultado do festival está programado pra sair no dia 6 de outubro e a premiação serão consultorias do Sebrae.

O 4º Festival Semana do Peixe, que tem patrocínio do Pescados Piracema, frigorífico de Almas (TO), colocou à disposição um livreto especial sobre os restaurantes participantes e os pratos que serão servidos. Acesse aqui.

E mais:

Pesquisa: ajude-nos a mensurar os resultados da Semana do Peixe

Tocantins inicia Semana do Peixe em busca da organização da cadeia de pescado

A Semana do Peixe tem patrocínio e apoio das seguintes empresas e instituições:
Patrocinadoras – Abipesca; Alaska Seafood; CNA; CONEPE; Dempi; Geneseas/Dell Mare; ABRAPES; Conselho Norueguês da Pesca; Opergel; PeixeBR, Nordsee, Frescatto; São Rafael Câmaras Frigoríficas; Copacol, Kanemar; Gomes da Costa; Coqueiro/Pescador; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SP; SENAR e Sipesp. Apoio Institucional – Abrasel; Abras; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Federação de Pesca Esportiva de SP; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Ceagesp; Fiesp; Sebrae; Embrapa; Instituto da Pesca e Secretaria de Aquicultura e Pesca/MDIC.

 

[Crédito imagem: valeria_aksakova / Freepik]