Carrefour e Pão de Açúcar participam da ação junto ao Compesca

 

O Instituto de Pesca, em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e o Grupo Pão de Açúcar, disponibilizará durante a Semana do Peixe acesso ao livro eletrônico “Pescado: Saúde e Nutrição” por meio de mídias da internet.

Utilizando a tecnologia do código QR (semelhante a códigos de barra) que podem ser escaneados por telefones celulares e tablets. A rede de supermercados Carrefour também divulgará o acesso ao livro eletrônico em sua revista, que será distribuída aos clientes do supermercado no período de realização da Semana do Peixe.

“Ampliar esta rede de conhecimento sobre informações como valores nutricionais, e até mesmo receitas equilibradas desenvolvidas por nutricionistas, são importantes instrumentos de incentivo à população para uma alimentação mais saudável, diretriz estabelecida pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim e o governador Geraldo Alckmin”, destacou o coordenador da Codeagro, José Valverde Machado Filho.

A Semana do Peixe é um importante estímulo para o aumento do consumo de pescados no Brasil como um todo, conforme ressaltou o diretor técnico de departamento do IP, Luiz Marques da Silva Ayroza.

“Em São Paulo, a Secretaria de Agricultura participa dessa iniciativa há várias edições e neste ano, por meio da parceria do Instituto de Pesca com a Codeagro, disponibilizaremos um material com informações importantes sobre como escolher, armazenar e preparar um pescado de qualidade”, disse. O Instituto preparou ainda uma programação especial repleta de atividades para crianças e adultos no Museu de Pesca, em Santos.

Redes sociais

Nas redes sociais, as páginas do Facebook “Alimentação Saudável” e “Saudável e Barato” também participarão da semana do peixe, divulgando, na primeira quinzena do mês, o livro “Pescado: saúde e nutrição” que está disponível para download gratuito no site da Codeagro e nas livrarias digitais. Além disso, a enquete da semana trará receitas do livro e será postado um vídeo de receita com pescado.

As páginas também trarão as seções “Mergulhe no conhecimento”, que vai mostrar a diferença nutricional entre dois tipos de peixes e “Tirando onda”, que vai comparar dois peixes similares e destacar o de valor mais acessível. Na primeira semana também será postado um artigo escrito pelas nutricionistas do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), intitulado“Pescados no Brasil”.

A Semana do Peixe tem patrocínio e apoio das seguintes empresas e instituições:
Patrocinadoras – Abipesca; Alaska Seafood; CNA; CONEPE; Dempi; Geneseas/Dell Mare; ABRAPES; Conselho Norueguês da Pesca; Opergel; PeixeBR, Nordsee, Frescatto; São Rafael Câmaras Frigoríficas; Copacol, Kanemar; Gomes da Costa; Coqueiro/Pescador; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SP; SENAR e Sipesp. Apoio Institucional – Abrasel; Abras; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Federação de Pesca Esportiva de SP; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Ceagesp; Fiesp; Sebrae; Embrapa; Instituto da Pesca e Secretaria de Aquicultura e Pesca/MDIC.