Prato típico da culinária havaiana, preparado com atum, ganha o paladar brasileiro

Já ouviu falar em poke? O nome desse prato típico do dia a dia do Havaí começa a fazer sucesso no Brasil. Prático e rápido, pode ser feito com atum, salmão ou outros tipos de peixes. Em uma analogia culinarística, o prato seria como o arroz e feijão dos havaianos.

Separamos um vídeo da famosa influenciadora Luanda Gazoni, do canal do Youtube Torrada Torrada, que mostra como é rápido o preparo e por que o poke é uma opção perfeita para alimentações leves e para dias mais quentes.

Veja como é fácil preparar o poke

 

Confira os ingredientes:

Sunomono
1 Pepino Japonês
1/2 colh. (sopa) de Açúcar
1/2 colh. (sopa) de Sal
Pitada de Gergelim (tostado)

Ingredientes do Poke Bowl de Atum
400 gr. de Atum (de preferência uma posta bem “gorda”)
1 Cebola Roxa
25 ml. de Óleo de Gergelim
75 ml. de Shoyu
Cebolinha (a gosto)
Pimenta Sriracha (opcional)
Tomatinhos Cereja (na quantidade de sua preferência)
1/2 Avocado
Furikake (opcional)

Modo de Preparo:

Faça o Gohan e reserve.
Agora vamos pro sunomono, corte o pepino em fatias bem fininhas e coloque em um bowl com o vinagre de arroz, o sal e o açúcar e misture bem. Jogue um pouco de gergelim tostado por cima, misture de novo e deixe ele reservado pra curtir nesse molinho.

Corte o atum em cubinhos (do tamanho de sua preferência) e coloque em um bowl, misture o shoyu, o óleo de gergelim e a cebola e mexa bem. Jogue cebolinha a gosto e pra finalizar um pouco de pimenta Sriracha (opcional), agora misture bem e prontinho, hora de montar.

Em um bowl fundo, coloque o arroz por baixo, por cima jogue o furikake (um temperinho japonês com alga e peixe) pra dar um gostinho especial, em uma das laterais coloque o peixe, em outro cantinho o pepino, no cantinho que restou o sunomono e aí é só encaixar o avocado em formato de leque.

 

A Semana do Peixe tem patrocínio e apoio das seguintes empresas e instituições:

Patrocinadoras – Abipesca; Alaska Seafood; CNA; CONEPE; Dempi; Geneseas/Dell Mare; ABRAPES; Conselho Norueguês da Pesca; Opergel; PeixeBR, Nordsee, Frescatto, São Rafael Câmaras Frigoríficas, Copacol, Kanemar, Gomes da Costa, Coqueiro/Pescador e Sipesp. Apoio Institucional – Abrasel; Abras; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Federação de Pesca Esportiva de SP; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SP; Ceagesp; Fiesp; Sebrae; Embrapa; Instituto da Pesca e Secretaria de Aquicultura e Pesca/MDIC.