Universidade Federal do Tocantins prepara ações para a primeira quinzena de setembro

 

Com o nome da campanha “Consuma o que o Tocantins produz, consuma peixe”, o Estado pretende aumentar a participação popular na 14ª Semana do Peixe. Serão diversas ações e atividades desenvolvidas ao longo da primeira quinzena de setembro. Diversas ofertas em restaurantes, ações em escolas e debates técnicos serão realizados em Palmas.

A Universidade Federal do Tocantins (Curso de Engenharia de Alimentos), sob a coordenação do Prof. Dr. Pedro Ysmael, programou uma série de atividades, como orientações técnicas sobre a qualidade dos peixes e formas de armazenamento e sua conservação; e o valor nutritivo do peixe, bem como o seu aproveitamento integral (e as diferentes formas de preparo).

Para incentivar o consumo de peixes na região foram preparados folhetos explicativos com dicas de preparo e nutrição. A entrega de folhetos educativos será direcionadas aos consumidores e comerciantes. A ação será realizada nos supermercados, feiras livres (304 Sul/ 307 Norte/ Aureny / 112 Sul) e restaurantes do município.

No dia 14 de setembro, às 10h, no térreo da Biblioteca Central Campus Palmas haverá degustação de produtos elaborados a partir de peixes da região: hambúrguer, bolinhos, almôndegas e outros. A ação terá a participação de estudantes do curso de engenharia de alimentos da Universidade, além do laboratório de tecnologia de carnes e pescado.

Mais informações, podem ser obtidas pelos telefones: (63)3232-8233

A Semana do Peixe tem patrocínio e apoio das seguintes empresas e instituições:
Patrocinadoras – Abipesca; Alaska Seafood; CNA; CONEPE; Dempi; Geneseas/Dell Mare; ABRAPES; Conselho Norueguês da Pesca; Opergel; PeixeBR, Nordsee, Frescatto, São Rafael Câmaras Frigoríficas, Copacol, Kanemar, Gomes da Costa, Coqueiro/Pescador e Sipesp. Apoio Institucional – Abrasel; Abras; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Federação de Pesca Esportiva de SP; Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SP; Ceagesp; Fiesp; Sebrae; Embrapa; Instituto da Pesca e Secretaria de Aquicultura e Pesca/MDIC.